10 de mai de 2011

pap / tutorial como forrar caixa mdf com tecido

post publicado inicialmente em 13/11/2010

Bom dia!!! Espero que esteja tudo bem com vocês!!!

Já recebi alguns emails me pedindo para fazer um pap de como forrar caixa de mdf com tecido. Ainda não fiz, mas encontrei numa revista minha um pap que vai lhe ajudar muito.

 clique nas imagens antes de salvar






Eu fico impressionada como se dão ao trabalho de fazer um pap enorme e deixar de fornecer informações importantes, e as vezes até errada. Nesse não mostra como cortar e colar o tecido na parte externa.

Eu já ensinei aqui no blog a forrar a parte externa da caixa, mas sem essa parte que vai para dentro. Está aqui. Algumas fotos do post.





Aqui cortei uma tira um pouco maior que a soma dos 4 lados da caixa e fui colando. Para levar esse mesmo tecido para dentro, eu cortaria a mesma lagura, com um pouco mais do dobro da altura. Por que o dobro? Acho que fica mais fácil você levar o tecido que vai para dentro da caixa, até o fundo dela e não precisar colar as partes laterais internas forradas no papelão, ou seja, cola a tira toda ao redor, em cada um dos cantos você corta o tecido até a caixa e vira para dentro, colando a lateral e a sobra você vira no fundo da caixa. Assim, você não precisa dos 4 papelões forrados nas laterais internas. Veja a foto 4 no pap. O tecido na parte interna não terminaria ali e sim no fundo, já ficando forradas as laterais internas

Talvez você ache mais fácil fazer uma lateral de cada vez. Então corte quatro pedaços do tecido com a largura da lateral,  e o dobro da altura, mais uns 2 cm. Passe a cola na lateral externa da caixa e começe a colar o tecido pelo fundo externo e vai subindo, alisando para não enrrugar. Passe cola na borda da caixa,  na lateral interna e um pedacinho do fundo e continue colando o tecido até o fundo interno. Faça uma lateral de cada vez.  
Um outro detalhe é que eu uso cola gel e vou passando um pedacinho de pano limpo sobre o tecido para firmá-lo bem. Se quiser, para evitar alguma bolha, já vai secando com o secador de cabelo. Se der alguma bolhinha, aperte e use o secador para prender.

Esse mesmo processo você usa na tampa. Corte um pedaço de tecido somando o tamanho da tampa, com a lateral externa, mais a lateral interna e uns dois centímetros a mais. Depois é só colar o fundo. Olhe a foto 10, acho que é o mesmo que eles fizeram.

Deu para entender? Se não deu diz, ok? Não precisa ficar sem jeito, está aqui para aprender.

Sobre chaveiros, para quem não viu, tem um pap aqui!

beijos e um ótimo dia, abençoado!

obs. Como escrevi num post anterior, estarei mais ausente nos blogs por conta do trabalho de final de ano. Não abandonei ninguém viu?

26 comentários:

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Luci vc adivinhou meus pensamentos!
Ontem à noite eu estava vasculhando a net em busca desse pap, mas não achei nenhum legal: amaioria exigia tanta coisa, falavam até de passar termolina no tecido antes de colar. Uma trabalheira só! Adorei seu jeito de fazer. Como diz meu pai: " falar é bom com quem entende o que diz!"
Bjs, obrigada e bom dia!

Diana disse...

Oi Luci, passei para deixar um beijinho e desejar um óptimo fim de semana:)

trecos e apetrechos da Fran disse...

Ótimo pap Luci, obrigado por compartilhar!
BJS

Andrea Cristiane disse...

Olá Luci, que bom que você postou o pap e ainda melhorou a explicação, bjos e já estou te seguindo.

Sandra Peres disse...

Estava mesmo precisando, vc não sabe como me ajudou!!

Bjos

Mah!* Temellis!* disse...

Olá Luci!

Vim lhe desejar um final de semana abeçoado e cheio de alegrias!

Muitos beijos!

Mah!* Temellis!*

Verônica Bachini disse...

Já forrei caixas de papelão com papel de presente, o esquema é mais ou menos o mesmo. Quando a gente não sabe fazer direito acaba dando nosso jeito... rs
Beijim e bom fds!
§;o)

P.S.: É quase certo de eu ir no encontro, tem problema se eu aparecer lá sem ter confirmado na data certa?

Arte Borboletas disse...

Oi Luci já faz um tempinho ´que agente não vem aqui né?

É que eu tava arrumando o novo Blog e tem Sorteio com Parceria espero que vc goste rsrs.

Ainda não comecei na Arte de forrar caixas com Tecido mas seu Pap tá bem facinho de fazer.

queremos lhe desejar um otimo Feriado!!!

Beijos Mil!!!

Ro e Va

Simone Scharamm disse...

Oi, amiga,
adorei o Pap!
Um beijo grande e ótimo fds!

Cristiane disse...

Fiquei devendo um pap para as minhas seguidoras tambem. como não tive tempo vaou aproveitar e colocar o link desse post.
adoroooooooo seu blog.

Bjs
artdicris@gmail.com

Vanessa Lopes disse...

Excelente!!! Eu estava mesmo querendo aprender!!!

Bjs e bom final de semana!

Marise von disse...

Luci,

Voltarei com mais tempo.
Parabéns pelo seu trabalho.
Abraços,
Marise.

Biula disse...

Oi, Lucizinha!

Tb tenho essa sensação olhando as flores, mesmo apenas em fotos, me tranquiliza.

Menina, vc comentou o que estava pensando lendo o pap, eles usam um papelão interno, acho que não fica tão legal como o forro direto na caixa.

Deixando a minha vergonha de lado, depois vc explica o que é cola gel?

Bom final de semana, beijocas,

Biula disse...

Luci!!!!!

Ainda bem que fui lá no post do Encontro.
Sei lá porque estava crente que seria no dia 27, e vai ser no dia 20, tá pertinho, quac!

Inté,

Jackie Sotero disse...

Adorei o PAP. Eu adoro essas caixinhas decoradas vou tomar coragem pra fazer, rsrsrsrs.

bjokas

Ana Carolina disse...

Olá querida! Tem selinho p/ vc no meu blog, viu?
Beijinhos e bom fim de semana!!

Carla Gumieiro disse...

Oi Luci, obrigada por disponibilizar tantas coisas lindas e nos ensinar tambem, Deus abençoe, tenha um otimo fim de semana.....

hobivakti disse...

Merhaba Luci. :)

Harika görünüyor.

Güzel paylaşım için teşekkürler.

Solange Barreto. (Lange) disse...

Oi Luci !!!! estou feliz, descobri seu blog, já me apaixonei, vou viver aqui.
Um xero, fique com DEUS.

Vanessa Biali disse...

Oi, Luci!
Que trabalho bonito!
Também tenho comprado algumas revistas com falta de informações e até informações erradas... Quem já tem alguma experiência, consegue fazer os ajustes e desenvolver as peças. Mas, sempre penso nas pessoas que compram para aprender... Imagino que deve ser muito complicado para elas!
Obrigada pela sua visita tão carinhosa.
Um bonito domingo para você!
Beijos,
Vanessa

Kathy disse...

Eu estava louca atrás de tutoriais que ensinassem a fazer essas caixas forradas!
Brigada Luci. Estava muito bem explicado e vou fazer algumas pra mim.

Beijos.

Varal das Artes disse...

Já salvei aqui o Pap. Adorei!!

Bjs
Karin

Carmen Ferreira disse...

oi querida
adorei o pap...
estou passando por aqui para divulgar o sorteio do meu blog...são delicadas flores de cabelo e headband...
passa lá e participa tá? http://ensinandoatravesdaarte.blogspot.com/
bjos

*Aninha* disse...

Oi linda...adorei o post...quero um dia me arriscar nas caixinhas forradas rs
Ótimo feriado..Bjus

Maquina de Flocar disse...

Oi estou fabricando Maquina de flocar
faça nos uma visita
Abrass

http://flocar.blogspot.com.br/

Caixas MDF disse...

Oii vi q fz pçs em MDF
quando puder faça me uma visita

www.lucrearte.com/atacado
Porta Joias MDF
Caixas MDF
Porta Retrato MDF
Lembrancinhas MDF